Programação
Quarta-feira
21/05/25
18:30-18:50hs
Cerimônia de abertura
19:00-19:45hs
Concerto com Camerata de Violões da UFPI sob Regência de Orlando Fraga (Unespar)
19:45-20:30hs
Recital com Renan Simões (UERN)
Quinta-feira
22/05/25
9:00-11:00hs
Palestra “10 Estudos Simples de Leo Brouwer – de simples eles não tem nada” com Orlando Fraga (Unespar)
14:00-16:00hs
Curso “Formação profissional em música: estratégias de ensino coletivo de violão para iniciantes” com Cristina Tourinho (UFBA)
16:00-18:00hs
Apresentação de Trabalhos submetidos ao encontro
19:00-19:45hs
Recital com Edson Figueiredo (UFPI)
19:45-20:30hs
Recital com Josué Costa
Sexta-feira
23/05/25
9:00-11:00hs
Mesa de debate “Pesquisa e ensino de violão do nível elementar à pós-graduação”, com Cristina Tourinho (UFBA), Flávio Barbeitas (UFMG) e Renan Simões (UERN).
14:00-16:00hs
Curso “Formação profissional em música: estratégias de ensino coletivo de violão para iniciantes” com Cristina Tourinho (UFBA)
17:00-17:15hs
Lançamento de livros: “Quartetos para Violão” de Ivanov Basso e "Josmar Assis, uma vida dedicada ao violão" de Cristina Tourinho e Carlos Eduardo de Jesus
17:15-18:00hs
Recital dos Alunos do Curso de Música da UFPI
19:00-19:45hs
Concerto com Quarteto Diadorim
19:45-20:30hs
Concerto com Grupo Cadência
Curso
Formação profissional em música: estratégias de ensino coletivo de violão para iniciantes
Profa. Dra. Cristina Tourinho (UFBA)
No ensino coletivo, vários estudantes compartilham o mesmo espaço e professor. Aplica-se o princípio de que é possível aprender observando outras pessoas e que diferentes níveis de conhecimento musical e habilidades são factíveis de estarem juntos. Mas para uma aprendizagem efetiva, as estratégias devem ser aplicadas de forma consciente e planejada, mantendo o estudante motivado. Serão abordados aspectos de organização e planejamento das aulas e do curso com base no repertório para diferentes faixas etárias e objetivos: introdução à leitura musical, jogos e atividades, sem dicotomia erudito x popular. Serão dados exemplos de avaliação voltada para a performance e apresentações públicas.
Palestra
10 Estudos Simples de Leo Brouwer – de simples eles não tem nada
Prof. Dr. Orlando Fraga (Unespar)
Leo Brouwer (1939 - ) é reconhecidamente um dos maiores compositores para violão do século 20 e 21. Seus 10 Estudos Simples para violão não apenas propõem engenhosos desafios técnicos para o iniciante do instrumento, como também representam uma porta de entrada para a estética contemporânea. Ao contrário do que geralmente se pensa, os Estudos Simples de Brouwer formam um conjunto de peças que são extremamente controladas do ponto de vista composicional, além de gradualmente escalonadas do ponto de vista técnico. Assim, esta palestra aborda uma seleção dentre os 10 Estudos Simples por dois aspectos: 1) o lado técnico, sugerindo soluções passo-a-passo para resolver os diversos desafios mecânicos contidos na obra; e 2) oferece uma análise interpretativa, enfatizando aspectos da performance através de gráficos analíticos. Com relação aos gráficos que serão gerados, cada análise foca em um elemento musical preponderante do estudo e que varia de acordo com a ênfase que se pretende dar, ora o ritmo, ora a frase, a articulação ou a forma. Se em alguns momentos a abordagem tende a ser por demais especulativa ou demasiadamente técnica, a intenção é vislumbrar no estudante de violão áreas nem sempre privilegiadas no ensino formal acadêmico. Os conceitos analíticos empregados são baseados na obra Charles Rosen, Willian Rothstein e Heinrich Schenker. Os Estudos Simples de Brouwer, vistos por este prisma, podem revelar, por um lado, o melhor do autor e, por outro, o melhor do intérprete.