Convidados
Confira aqui os convidados para o II Encontro de Violões da UFPI
Cristina Tourinho
Cristina Tourinho graduou-se em violão pela UCSal e pela UFBA (1975 e 1982). Atua como professora, informalmente, desde os 15 anos, e depois de uma rápida passagem pela UCSal passa a dar aulas de violão na UFBA. Em 1989 implanta o ensino coletivo de violão na UFBA e aplica esta metodologia no Mestrado e Doutorado. Com o Grupo de Pesquisa VIEMUS (Violão e Educação Musical), orienta trabalhos de pós-graduação, ministra palestras, disciplinas e cursos dentro e fora do Brasil. Aposentou-se 2019 como Professora Titular.
Orlando Fraga
Orlando Fraga é um violonista concertista e professor, mestre e doutor em música, com ampla experiência acadêmica e performática. Atua como professor titular de violão e análise musical na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Publicou livros sobre análise musical e técnica de violão, além de artigos e transcrições de obras para o instrumento. Participou de importantes festivais de música no Brasil e exterior, ministrando cursos e palestras. Criou e dirigiu eventos musicais no Paraná, incluindo festivais e seminários. Seus interesses musicais abrangem o violão, alaúde, guitarra barroca e viola da gamba.
Renan Simões
Doutor e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi orientado por Daniel Wolff, e bacharel em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), onde foi orientado por Fabiano Mayer. Iniciou os seus estudos musicais com o pai, Horácio Simões, um talentoso músico amador. É professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, com trabalhos publicados nas áreas de Práticas Interpretativas e Educação Musical.
Flavio Barbeitas
(participação remota)
Professor da Escola de Música da UFMG desde 1996, Flavio Barbeitas é Bacharel e Mestre em Música pela UFRJ, Doutor em Estudos Literários pela UFMG/Universidade de Bologna (Itália), com pós-doutorado em Musicologia pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Muito atuante como violonista até 2021, teve sequelas da COVID que comprometeram a sua atividade de intérprete/performer. Passou, então, a se concentrar com maior intensidade na área de pesquisa e pós-graduação, sobretudo liderando, na UFMG, o grupo VIOrizontes: pesquisas artísticas violonísticas, com o qual vem promovendo eventos de caráter artístico-científico.
Josué Costa
Josué Machado Costa, é arranjador, solista, compositor, professor de violão e diretor musical. Ao longo de sua carreira, participou de diversos festivais e concursos, como o Prêmio Internacional “Andrés Segovia – José Miguel Ruíz Morales” e o Festival Assad, recebendo prêmios e reconhecimento por suas performances e composições. Josué Machado Costa também lançou um CD solo intitulado "Luando" e um DVD "Em Circuito", além de ter sido diretor artístico do Festival Nacional de Violão do Piauí e professor de violão. Atualmente, é diretor musical do Festival de Violão de Teresina e continua a divulgar seus trabalhos em festivais pelo país.
Grupo Cadência
A reunião de músicos piauienses apaixonados por instrumental, música boa, chorinho e samba resultou em um grande projeto.
Quarteto Diadorim
Quarteto de Violões Diadorim é composto pelas violonistas Milena Alves, Victor Anselmo, Sabrina Leal e Sâmia Cantuário. Com uma formação recente, o grupo se consolida como espaço de estudos e criação para seus membros, incentivando o desenvolvimento e a experimentação musical. O quarteto apresenta composições e arranjos de peças musicais variadas, homenageando o protagonismo feminino no cenário musical.
Anfitriões
Edson Figueiredo
Edson Figueiredo é Doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Cognição e Filosofia da Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Instrumento (Violão) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Como instrumentista, dedica-se a recitais de violão solo e coordena a Camerata de Violões da UFPI. Como professor, atua na Universidade Federal do Piauí, lecionando as disciplinas de Instrumento Musical (violão) e Didática do Instrumento. Como pesquisador, desenvolve trabalhos nas áreas de psicologia da música, pedagogia do instrumento, ensino do violão, educação musical e motivação, tendo publicado o livro “Motivação na Aula de Instrumento Musical: teorias e estratégias para professores”, pela Editora Appris.
Camerata de Violões da UFPI
A Camerata de Violões da UFPI é um grupo instrumental composto por alunos da graduação em música da instituição e por violonistas do município. O grupo se dedica à performance de peças originais para grupo de violões e outras obras adaptadas para esse formato, tendo a música brasileira como foco principal, mas com incursões por outras tradições musicais. Por meio de seu repertório, o grupo procura valorizar o que é próprio da nossa cultura miscigenada, retratando a rica matriz brasileira com suas amplas possibilidades harmônicas, melódicas, tímbricas e percussivas oferecidas pelo violão.